Postado em 01/04/2020
A tentativa de impedir a disseminação do novo coronavírus está trazendo a todos a necessidade do distanciamento social. Muitos brasileiros estão sendo obrigados a trabalhar de casa pela primeira vez.
O home office passou a ser um desafio para funcionários e gestores. Mas, algumas dicas podem ajudar a otimizar a produtividade, neste momento.
1. Organize seu canto
Encontre dentro de casa, um espaço que possa servir como escritório, nas próximas semanas. O local fixo ajudará a sinalizar para sua mente e para os familiares que, enquanto estiver neste espaço, você está trabalhando.
2. Combine Regras, dê tarefas a todos
Para quem tem filhos, vale conversar com a família e combinar algumas regras de convivência.
3. Vista-se
O pijama pode ser uma armadilha para a preguiça. Por isso, quando for se sentar para trabalhar, vista-se e se arrume como se fosse para o escritório, ou empresa.
4. Estabeleça uma rotina
Ajude sua mente a entender a diferença entre estar em casa ou trabalhando. "Nós, humanos, precisamos de rituais para marcar as fronteiras. Em geral, o que faz isso é o transporte até o trabalho — é como se estivéssemos recriando esse deslocamento", afirma David Baker, da School of Life.
Então busque horários para: tomar banho, trabalhar, almoçar, lanchar, fazer atividade física e cuidar das tarefas de casa.
5. Faça uma lista de prioridades:
- Urgente e importante
- Importante, mas não urgente
- Nem importante nem urgente
- Urgente, mas não importante
6. Fique atento às emoções
É preciso lembrar ainda que a ansiedade e o estresse aumentam em tempos de incertezas. Por isso, busque a positividade.
O ASSIM SAÚDE se preocupa com sua qualidade de vida.